terça-feira, 2 de março de 2010

A minha mãe


A minha mãe não faz anos hoje, mas apeteceu-me falar dela.

A minha mãe tem muitas saudades minhas, mas não sabe que eu também tenho muitas saudades dela.

A minha mãe tem 48 anos, mas parece ter 38.

A minha mãe liga aos pormenores e é perita em ler (e às vezes imaginar...) nas entrelinhas.

Não há aniversário lá de casa em que falte o bolo e prendinhas personalizadas. E é incrível como ela continua a saber os meus gostos e tamanho certo de roupa.

A minha mãe é a responsável pelo meu imenso gosto pela leitura, já que começou desde cedo a ler-me histórias, ajudou-me a fazer a transição de livros com bonecos para livros sem bonecos -ainda me lembro que o primeiro livro "grosso" que li foi "Uma aventura na escola", que a minha mãe me começou a ler e eu continuei sozinha, aos 7 anos.

A minha mãe fez convites de aniversário comigo durante anos, daqueles à mão, com cartolina, papel, cola e cores.

A minha mãe fazia mil gravações audio comigo para me entreter durante as viagens para o Algarve, entre as quais testes aos meus (fracos) dotes vocais.

A minha mãe ensinou-me a cantar em francês (e mais tarde inscreveu-me no conservatório em piano).

A minha mãe ofereceu-me um ken para eu ir para a natação (e eu fui e andei lá mais de 10 anos).

A minha mãe esteve presente em tudo, desde as festas da catequese ( ... ) aos espectáculos de dança. Correr para ir buscar o vestido, levar lanchinho, trazer não sei o quê que me tinha esquecido, encomendar aqueloutro, tirar fotos...

Se não fossem os meus pais a organização do meu jantar de finalistas tinha sido impossível - este tópico dava um post!

A minha mãe ensinou-me a ser boa aluna e a ter uma visão menos cor-de-rosa do mundo - esta parte não serviu de muito porque eu sempre fui uma bela patinha até aprender por mim. E ainda assim...

A minha mãe ia ao cinema comigo, e íamos às compras e a seguir ao MacDonalds. E era espectacular só o programa de ir ao Feira-Nova, nós conseguíamos passar uma tarde a ver isto e aquilo e a escolher e tudo e tudo...

Quando eu era pequena a minha mãe dizia-me "Daqui a uns anos quando fores mais velha, vais passar por uma fase em que não vais gostar de mim". E eu achava impossível, abraçava-a e cheirava-a e sabia que aquele cheiro, misturado com o perfume (trésor, ainda me lembro) era inconfundível e mesmo que me trocassem a mãe eu a ia distinguir pelo cheiro (sim, imaginação fértil, filmes e livros a mais precocemente).

A minha mãe organiza as férias e mobiliza as tropas e se não fosse ela estávamos condenados a programas de última hora em sítios assim mais ou menos.

A minha mãe tem mau feitio e eu também. A minha mãe é super perspicaz e eu também. A minha mãe tem alergias e eu também. A minha mãe é gira (e eu também). A minha mãe gosta de mandar e eu também (o meu pai costuma dizer que a minha mãe gosta muito da democracia desde que seja como ela quer). A minha mãe é uma excelente decoradora e organizadora e eu para lá caminho. A minha mãe adora pintura e arte eu não percebo nada. A minha mãe tem a mania que percebe mais de psicologia do que eu (e isso irrita-me mas, mesmo assim, adoro-a).


A minha mãe... é a minha mãe, the world greatest mom.

1 comentário: